quarta-feira, junho 02, 2004

Carta aberta ao Senhor Martin Kallen

Caro Senhor Martin Kallen

Chegou a meus olhos, uma frase que lhe foi atribuída, que assim rezava e que me pôs a pensar

…Em Portugal é fácil pôr uma bomba num estádio porque podemos sempre encontrar uma pessoa corrupta.»

Antes de mais, Agradeço-lhe, a sua Frontalidade e Coragem, pois é disso que se trata nas vezes em que sabemos que o que temos a dizer, eventualmente despertará uma inquieta forma, na sua recepção, por assim dizer.

É Sempre um Amigo, quem de fora nos Olha e nos dá de Fora um retrato de Nós, quão útil isto é, sempre, para Nós. Assim lhe expresso os meus agradecimentos, e também do meu País na parte que dele me toca, que nem parte minha, o é

Deixe-me exprimir-lhe também, com Frontalidade e Coragem o meu pensar, ou o que sobre isto foi pensado, porque saberá como eu, da diferença entre os dois.

Corrupção, deve existir, pois certamente concordará que ela é uma das causas dos males em que o Mundo anda. E Sempre foi assim desde, que o Senhor e Eu cá viemos, morar. Esperemos e façamos para que assim não continue a ser

Não creio, porque, é assim a forma de eu ver o mundo, que ela não exista num outro lugar que não, o humano, pois não vejo no divino, que para mim é também humano, algum sinal de corrupção, e contudo há homens que às vezes são corruptos como há outros que decidem matar, arrebentar uma bomba ou violar uma criança.

Assim a corrupção, se partimos de um princípio de igualdade entre todos os homens, nos assumir-mos como irmãos, deverá estar sempre dentro de cada homem, o tempo todo, enquanto existir, pois não me parece ser possível dizer em verdade que a corrupção está sempre no alheio, num outro, o que me levaria a ver o mundo mal, e com ele mal funcionar. E Ele já funciona muito mal.

Que fique claro, que dizer, que estará dentro de um homem, não faz dele, nem o afirma, como Homem que se conduz corruptamente. Falo das forças da corrupção e do acto de corromper, do que corrompe e do corrompido e da forma do seu acontecer, das íntimas relações entre corrupção e a Miséria.

Sobre o julgamento e o julgar, não me leve a mal, pois já terá reparado que sou um homem religioso, e assim sendo, a questão da justiça e do local onde se faz, Quem a Faz, apresenta-se assaz complexa e não é agora altura, de a ela em pormenor me referir.
E contudo para mim o seu juízo tem o valor que tem. Aceito-o como qualquer outro juízo, não o vou desrespeitar por isso, pois não é essa a minha vontade.

Funciona tão mal o Mundo, que a sua frase, poderia em meu ver, ser assim rescrita.

É fácil meter uma bomba em qualquer lado, em qualquer país, em qualquer hora, pois sabemos que uma organização que o promove, entre muitas outras, tem 18 000 militantes espalhados pelo globo, uma organização muito complexa, hábil e versátil. Vivemos hoje num momento do mundo, de alto risco.

Deixe-me também dizer-lhe que forma de agir destas organizações, não me parece apoiar-se muito em pessoas, a elas externas, corruptíveis, pois a motivação delas, se encontra noutro nível e depois porque dessa forma se tornariam mais frágeis.

Sabe, a mim impressionou-me aquela última bomba dentro da viga de um estádio,aquilo revelou-me o enorme e complexo e antecipado planeamento, uma frieza no operar, pois dois meses antes tinha sido colocada a bomba na feitura de um pilar.

Em tempo recente um dos Homem responsável pela segurança do meu país de nascimento, a Grã Bretanha, passou-me em meu ver, a seguinte imagem, sobre a cidade onde nasci, que bombas tinha a certeza que poderiam vir a arrebentar, só não se sabia quando tal poderia acontecer, alertando e bem para uma coisa óbvia, mas que não deve cansar de ser relembrada, que é nuclear na forma de se pensar esta questão.

Ninguém em consciência, nenhum governo, nenhuma policia ou sistema, poderá garantir que tal não aconteça, pois é isso que repetidamente a realidade tem provado.

E a prevenção dos actos de Terror é diária, feita de pequenas batalhas invisíveis aos olhos de muitos outros, ainda noutro dia, dizia um comissário português, que tinham sido parados 16 atentados. Oxalá Ela tenha Todo o Sucesso, pois para mim uma coisa é muito clara, A Vida, Toda a Vida é Sagrada e por isso Tem o Mesmo Valor.

E depois sabe, às vezes penso, que quando há uma guerra, é ainda mais importante saber de que lado se está, que para mim só é o do vencedor, da Paz, A Paz, e sempre entendi que o que faz ganhar ou perder as guerras é a convicção profunda daqueles que nela participam, que é importante estar do lado correcto, mas quando me dizem, aquela organização, que somos infiéis a Lei, não deixo de ficar um bocadinho incomodado, pois se nenhuma lei defende a Morte e o Matar, não é menos certo que em muitas partes do Todo, não prevalece ainda e para sempre, a Lei do Amor. A que cria e defende a vida. É quase como se prevalecesse uma especie de empate técnico moral, se assim me faço entender, que nos confunde e pesa o andar, num mundo onde diariamente não nos conseguimos eximir da Morte humana, provocada pelas mãos do seu próprio Irmão.

Mas continuo a Afirmar, Toda a Vida é Sagrada e por isso Tem o Mesmo Valor.

E depois em meu ver, prevenção é uma coisa, e resolver o que origina a expressão do Terror desta maneira é outra, a mais importante em meu ver, e o que vejo aqui, com tristeza lhe confesso, é como um triste caminhar para o abismo da parte de todos.

Há até alguns Amigos meus no Meu País de Portugal, que acham que eu ando triste às vezes, mas não, eu ando é preocupado, depois triste e Alegre Também.

Pois depois de Madrid, eles disseram de umas tréguas e disseram das suas condições, o relógio a andar e as condições não se cumprem.

Responderam os líderes europeus, que não negociamos com terroristas. Mas eu não sei se houve alguma proposta nesse sentido, de negociação da outra parte, o que eu vi foi um comunicado, anúncio de um período declarado unilateralmente de tréguas e exigências que querem ver cumpridas e que se o não forem, os atentados irão continuar.

Eu fico muito triste e preocupado quando penso na facilidade de fazer uma bomba, uma bomba suja, uma de gás, até um vírus, penso no enorme arsenal que o homem foi criando nesse sentido, partes deles abandonadas, em mãos indevidas, fáceis de traficar, fáceis de comprar e vejo na SIC, num documentário americano recente, histórias cruzadas de financiamentos de consórcios participados pela família Laden ao Bush para o financiamento dos seu negócios de petróleo, o problema de todos, da produção, dos transportes e do tão mal tratado meio ambiente. Uma velha situação, mas agora, com maior e mais estável influência, entendida como controlo que está neste momento nas mãos dessas organizações. Portanto já não são só as bombas, é a economia, os modelos de produção e consequentemente a vida das próprias pessoas e os seus viveres.

Eu fico muito preocupado quando vejo que estes ataques são feitos numa óptica de grande impacto, assim encenados por quem os faz, e vejo muita dor, muitos inocentes sacrificados. Às Vezes Choro Muito Com Isto.


Eu fico muito preocupado


Trago em mim
Uma Imensa
Dor Em Meu Peito
A Dor
Dos Que Vejo
Sofrer
Dos que Vejo
Morrer
São
Muitos


Quantos mais irão morrer para que chegue o inevitável, rezando Eu para que tal não aconteça, pois pouco mais me restará fazer, a não ser o que a vida me guia.

Pois já todos o afirmaram, que não conseguem garantir que não aconteça. Por mais que olhe e torça o raciocínio, parece-me levar a uma sempre mesma, inexorável conclusão, que só a para, quem a faz e que, assim sendo, é preciso haver um acordo de vontades

Pois todas as guerras acabam um dia, essa é a sua inevitabilidade e mesmo antes de acabarem, as partes sempre negociaram entre si os termos da Paz, isso acontece e as guerras acabam, quando o custo do sangue e da vida se torna demasiado ou e exaustão da economia, do alimento, do alimentar.Tambem sei que violência tratada com violência só dá mais violência.

Tirar as tropas de lá e bem sei que uma vez lá dentro, não é sempre tão linear de lá sair, nem se deve por vezes sair a correr. E também vi o mundo em resultado desta guerra a tornar-se todo mais inseguro, um medo e uma preocupação com que as gentes andam.
Até as crianças as sentem, a exprimem.

Talvez fosse de os cidadãos e as democracias acordarem e implementarem uma lei que condicionasse a participação numa guerra a um referendo.

E depois sabe por cima disto, vejo como todos o que assim o vêem, que o problema da manifestação do Terror tem basicamente a ver com a Ignorância e a Miséria.


Contente fiquei pois em dia recente, me dei conta de como a UEFA, Ajuda Os Outros e as Crianças no Mundo, porque neste meu país, nós gostamos mesmo, é de Ajudar, porque Cremos que Ajudar Faz as Coisas Belas e É Ajudando, dando as Mãos que se Resolvem os problemas

Eu por mim continuo dizendo que nunca o mundo nem o homem estiveram tão bem preparados para acabar com estes problemas como agora. Parece-me que temos saber e técnica para o fazer, basta o querer e o fazer

Muito Agradecido por me ter ajudado a descobrir em mim o que penso sobre estas importantes matérias dos dias de hoje.

Eu de corrupção nada quero e fico contente por já serem dois, pois estou certo que muitos, os necessários, que existem, se juntarão.

Que o Senhor e a Organização que representa, e o Meu País, Muito Proficuamente Colaborem, na Protecção de Todos é o Voto que Lhe deixo. Em Liberdade e Segurança.

Bem Aja
E Que
O Espírito Santo
O Acompanhe
E
O Amor
A
Todos
Proteja

Que os Jogos começem, que ganhe o que terá no momento o maior valor e que ninguém, perca a valer.








Que nós Homens que nos reconhecemos como Irmãos, possamos com a Ajuda e Guiados Pela Luz, Ir dissolvendo toda a corrupção da Vida pela Morte Humana, interior e exterior.

Em tempos de eventuais borrascas, deverão os homens andar prevenidos, atentos às matérias das suas consciências, pesando o que sabem, o que não sabem e o que querem saber, sabendo das coisas importantes, das suas naturezas, atentos à sua Vontade, ao Seu Agir, pois toda à vida se passa dentro e fora de cada um

Os Homens são de natureza composta, Humano e Divino, Carne e Espírito, o que se passa num lado do mesmo único Ser reflecte-se no outro

AMOR
Mãe
Inspira
Os Homens
A Bola
O Bolar
E Bem Jogar
O Bem
E Certeiro
Chutar
Mãe Vela por Todos
Pois Sabes
Que Teus Filhos
São Espirituais
Fazem-se Espirituais
E Assim
Tu Os
Podes
Amar
Mais

Peço-Te
Isto
Sabendo
Da Sua
Impossibilidade
Pois Tu
És
O
Sempre
Mais


n.a. não tem este texto um sentido outro do que aquele que ele expressa.