quarta-feira, setembro 24, 2003

coisas da mecânica terrestre

Inovar é basicamente muito simples. Olhar a coisa, perceber o pensamento de quem a criou e depois agradecendo a Deus toda aquela papinha já feita, ver como melhorá-la.
Inovar é tornar o complexo mais simples, tornar o difícil mais fácil.
Inovar é poupar energia na execução da tarefa
Inovar é como agradar a nós mesmos
Ao alcance de qualquer criança.
Conversa a várias vozes. Perguntava recentemente a Paula que desliza nos sonhos uma coisa que me ficou a ressoar cá dentro. Se se aproximavam tempos de intolerância. Mais ou menos síncrono a Pedra e a Espada trazia um belo axioma, num tempo onde se acredita que tudo é possível, tudo verdadeiramente se torna possível. Sim eu sei da ligação entre tudo, eu sei da imaginação activa e activante, eu sei da ausência da paradoxal fronteira entre o dentro e o fora, entre mim e o Outro e suspeito que se andarmos com medo, que é outra forma de dizer, ter-mos o medo a residir dentro dos nossos corações, então sim criamos condições para a intolerância, porque a intolerância anda sempre de mão dada com o medo.

Porque é que o axioma é então Belo?

Porque se em vez do medo, no coração de cada um Habitar o Amor e se formos bastantes que quer dizer os suficientes e porque tudo é possível, se transforme a Terra num Imenso Jardim.

E de repente vem-me visitar a D. Felismina que não gostava de ver filmes na televisão porque achava que as mortes eram a sério. Depois apareceu-me um tetra tetra avó que num domingo de manhã na praça dissera, ir à Lua, um homem ir à lua, impossível!. Depois dele veio Júlio Verne que o imaginou e daí até acontecer foi um passo porque imaginar e acontecer têm muito a ver, são como dois gémeos.

Ou então pensar naqueles guionistas, tais psicopompos a fazer um filme que antecipa o que se passou no 11 de Setembro, sabendo que todas as coincidências são significativas e a lembrar que Utopia é só o lugar daquilo que ainda não é visível, mas por já ter um lugar que é como quem diz um nome, uma substância, tem forte probabilidade de vir a Acontecer e às vezes acontece mesmo.