sexta-feira, setembro 26, 2003

O pimpampum agradeçe aos que deslindaram o mistério dos arquivos e por eles terem de novo regressado a esta casa
Sinal

gostei de saber que um grupo de aviadores israelitas se recusam a cumprir um determinado tipo de missão e disso dar conta ao mundo. Bem sei que esta atitude é sempre problemática e coloca em causa um dos princípios básicos do conceito de dever do Soldado enquanto obrigado pela sua Instituição.

naquela espiral de violência que aqui ao lado se vive, já ninguém sabe de onde partiu a primeira pedra, ninguém desse facto ainda transporta a memória. O acumular da dor, do ódio e da intolerância mútuos, já tudo envolveu, há muito tempo e o sangue não para de correr em ambos os lados, Iguais nos Mesmos Corpos dos Homens, Mulheres e Crianças que tombam. Jovens Flores Ceifados Antes do Tempo, promessa do amanhã.

A violência mora nos corações dos homens de cada lado, não lado a lado como deve ser. Por isso quando um Soldado directamente envolvido na questão
declara um limite na forma de matar, sustentado na crença comum aos Israelitas, Abre Verdadeiramente a Porta ao Tempo de Paz. Depois é entrar na Casa Comum e passar do limite no matar para a ausência do matar. Um tempo de paz já sem limite, porque cada um decide não matar e então se Faz a Paz.

Muitos serão os Isrealitas inspirados por este Acto, relembrando que muitos quer dizer os Suficientes para se interporem, criando o espaço da PAZ.

Eu dos Exércitos partilho com muitos outros a ideia de uma Instituição vocacionada para a PAZ, para a sua defesa e implementação, como Portugal tão bem Sabe Fazer. Eu nos Exércitos, vejo um tipo de escola, Veiculo de Formação Humana, Transmissor de Nobres Conceitos e Valores, por isso não me parece que esta Instituição ou os indivíduos que a compoêm devam escamotear as questões morais que o caminho coloca, porque o Bom Soldado é aquele que não quer guerrear, que não se deixa envolver em guerras, pois tem sempre a memória do Terrível Custo dessa via.
Até ao dia em que deixe de haver necessidade de Soldados deste tipo, daqueles que fabricam sangue e todos se transformem em Soldados da PAZ